Miles Davis encabeça festivais de jazz europeus

"Morreu há vinte anos, mas estará presente em alguns dos mais importantes festivais jazz europeus, musicalmente falando.

A importância Miles Davis na história do jazz é de tal forma marcante que facilmente reencontramos laivos da sua presença em diversos projectos do jazz contemporâneo. A vertente camaleónica que atribuímos a Miles- nunca perdoada pelos mais puristas – parece ainda continuar a fazer parte da sua música. Mesmo postumamente: é inevitável não nos cruzarmos com novas sonoridades grandemente inspiradas pelo seu legado.

O que ao longo de Julho e Agosto acontece é a reunião de alguns dos grandes músicos que no passado colaboraram com o trompetista americano – alguns deles ainda no activo. Herbie Hancock, Wayne Shorter e Marcus Miller, que darão amanhã um espectáculo em Istambul, é provavelmente o agrupamento mais esperado. O projecto - “Tribute to Miles” – promete não limitar-se a um clássico espectáculo de homemagem, adicionando cunho pessoal aos temas pensados por Miles. Depois da Turquia, os três músicos voarão para Viena, Montreux, Antibes, Paris e Marselha.

Já “Bitches Brew” e “Kind of Blue” - álbuns importantíssimos na história do jazz e na discografia de Davis – serão homenageados por uma formação montada por Wallace Roney, hoje em Paris. Também John McLaughlin e John Scofield farão parte de toda esta celebração, com projectos pessoais.

Nice Jazz Festival, entre 8 e 12 de Julho; Jazz à Vienne, que termina dia 13; Montreux Jazz Festival, que termina a 16; Jazz à Juan, de 14 a 24; e Festival Jazz des 5 Continents, que irá acontecer entre 18 a 26, são os palcos onde todos estes nomes podem ser vistos."

Fonte: Público, 6 de Julho de 2011

No votes yet

Languages

  • United States
  • France
  • Portugal